quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Crítica – Pokémon Diamond & Pearl

Henrique Jacob

Lançado em 2007 para Nintendo DS, Pokémon Diamond e Pearl marcou a estreia do tradicional RPG no portátil com muitos elementos já conhecidos da franquia e poucas novidades.
O novo game da série se passa na região de Sinnoh e a trama conta os planos malignos de Cyrus e sua equipe Team Galactic, que tem como objetivo despertar os lendários Dialga e Palkia, reunindo para isso os pokémons Uxie, Azelf e Mesprit. A história é muito bem contada e prende a atenção do jogador.
A qualidade dos gráficos também impressiona, por utilizar o potencial do hardware para produzir um visual bonito e muito superior aos jogos anteriores do Game Boy Color e Advanced, principalmente pela riqueza de detalhes dos personagens, prédios, casas e nas batalhas. Outro ponto positivo do título é que não ocorre lags nas animações e nem durante o jogo.
Ambas as versões conta com poucas diferenças, se limitando aos monstrinhos exclusivos de cada versão e aos lendários Dialga (Diamond) e Palkia (Pearl), que aparecem no final do jogo e são fundamentais na trama. Essa participação dos lendários apresenta uma das melhores cenas não interativas da franquia, com ótimos efeitos visuais.
O mais interessante é que a história do jogo é idêntica em muitos pontos com a temporada da animação e com o mangá. A única diferença fica por conta do caráter do vilão Cyrus que é apresentado com mais sutileza no desenho e com mais crueldade no mangá.
Apesar das melhorias, a produtora Game Freak não ousou muito e manteve a fórmula que já sente sinais de cansaço. Uma das poucas novidades é uso da tela de toque do portátil para escolher itens, ataques e mudar de pokémon. Esse novo recurso facilita muito a vida do jogador e torna mais acessível o conteúdo.
Outra novidade foi a inclusão de divertidos minigames, como o concurso de danças e apresentação de golpes do seu pokémon. Neles, é possível utilizar a tela de toque para escolher entre as opções e até colocar acessórios em seu monstrinho.
Uma boa adição foi o modo online para realizar combates e trocas com jogadores do mundo todo. Essa inclusão realmente aumenta ainda mais a longa gameplay do título e se mostra eficiente.
A trilha sonora mantém a qualidade da série e possui temas que empolgam durante as batalhas e nos momentos decisivos do título. Com 107 novos pokémons, os jogos Diamond e Pearl ainda se mostram como ótimas opções para quem gosta de RPG e para os fãs da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário