sábado, 29 de dezembro de 2012

Crítica – Natal de Ouro Disney – Volume 3


Henrique Jacob        
O novo especial de natal da Disney reúne diferentes histórias em uma única edição. Publicado pela editora Abril, Natal de Ouro Disney - Volume 3 traz a divertida saga A Espada de Gelo e mais alguns contos que alternam entre bons e regulares com diversos personagens e temas natalinos.
A saga A Espada de Gelo foi criada por Massimo de Vita e foi publicada originalmente em 1982 na Itália e só havia sido publicado no Brasil em 1985. Apesar do enredo se passar na véspera de Natal e em alguns momentos no mundo dos habitantes da Disney, a história acontece na maior parte do tempo no mundo mágico de Ululândia. A trama inicia com um grupo de moradores da vila pedindo ajuda ao mago Ior para dar um jeito no príncipe das Névoas e impedir que o tirano mande seus emissários para cobrarem um valor absurdo de imposto na época do Natal.
O sábio feiticeiro começa a pensar e conta sobre os acontecimentos das três eras, revelando que o vilão já havia dominado os habitantes há muito tempo atrás, mas seu reinado de crueldade foi desmantelado pelo valente Alf, um ser de outra dimensão que utilizou a Espada de Gelo para derrotar o inimigo. Após Alf voltar para seu mundo, a arma desapareceu no reino dos Gigantes, que eram aliados do príncipe das Névoas, e nunca mais foi vista. Então, Ior envia Boz para outra dimensão com o objetivo de encontrar Alf, mas o atrapalhado habitante acaba trazendo Mickey e Pateta para Ululândia. Então, Pateta decide fingir que é o primo do Alf e os três começam sua jornada para encontrar a lendária espada.
Logo no início já é possível perceber algumas influencias de histórias como Rei Arthur e O Senhor dos Anéis, com um pouco da mitologia nórdica, que pode ser notado nas referências do universo e nos nomes muito semelhantes utilizados por personagens e nas cidades. Tudo isso com um toque infantil e bem humorado como já é de costume das histórias da Disney. A narrativa é cativante e prende a atenção pelos diálogos divertidos e bem elaborados. O autor conseguiu realizar um bom trabalho que agrada tanto as crianças como os adultos pela qualidade do roteiro que praticamente ocupa metade do volume com mais de 100 páginas. Sem cansar o leitor, a trama consegue manter o interesse do público pelos acontecimentos e pelo carisma dos personagens.
Os desenhos produzidos por de Vita são muito bem feitos com uma riqueza de detalhes nos cenários, roupas e nos personagens. O uso das cores também agrada por mesclar tons claros e escuros com eficiência, realçando algumas imagens como as cenas em que o trio de aventureiros está viajando a noite com um céu e uma lua muito bem feitos ao fundo. Essa qualidade chama muita atenção e se destaca entre as publicações já lançadas do universo Disney.
Ainda no terceiro volume é possível encontrar enredos natalinos menores com personagens muito conhecidos como Zé Carioca, Lobão e Lobinho, Mickey e Pateta, Madame Min, Pinóquio, Super Pata, Peter Pan e algumas histórias envolvendo Donald, entre elas estão algumas que envolvem os seus sobrinhos Luisinho, Zezinho e Huguinho.
O conteúdo alterna entre bom e regular, com algumas histórias sendo dispensáveis. Uma das melhores é o conto em que o pato Donald decide trabalhar nos correios para conseguir mandar seus cartões de natal para seus familiares, mas um imprevisto acontece e o protagonista acaba indo parar num reino em que é proibido o Natal. Além de divertida, a trama traz um conteúdo interessante, que condiz bastante com a premissa dos contos natalinos.
A qualidade do volume está na média das publicações da editora Abril, mas com uma capa caprichada e um cuidado maior com o material. O papel é o mesmo das outras publicações da Disney, o que poderia ter sido melhor já que se trata de uma edição especial. Uma das melhores coisas do terceiro volume é o fato de não exigir que o leitor tenha lido as duas primeiras edições para entender o roteiro, pois todas as histórias estão completas na publicação.
Se você nunca leu a saga A Espada de Gelo vale muito a pena adquirir Natal de Ouro Disney – Volume 3 para aproveitar a republicação dessa ótima história. A edição também vai agradar bastante as crianças e aqueles que gostam de contos natalinos e desejam acompanhar um bom conteúdo com os personagens do universo da Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário