sábado, 17 de novembro de 2012

Crítica - Superman e Batman: Inimigos Públicos

Cristiano Almeida

Baseada na graphic novel homônima, de Jeph Loeb e Ed McGuiness, a animação Superman e Batman: Inimigos Públicos (Superman Batman - Public Enemies) apresenta dois dos maiores heróis de todos os tempos lutando lado a lado contra o governo americano. O filme entrega uma história clássica de heróis ao mesmo tempo que alfineta a política do país.

Na trama, os Estados Unidos vivem um momento de crise financeira, com o povo apreensivo quanto ao futuro. Aproveitando-se dessa ocasião, Lex Luthor consegue se eleger presidente americano, prometendo acabar com a instabilidade que a nação enfrenta. Ao ocupar o posto, decide comandar os membros da Liga da Justiça. Assim, Capitão Átomo, Raio Negro, Estelar, Major Força, Katana e Poderosa começam a seguir suas ordens. Mas Luthor quer mais, e decide comandar também Superman e Batman, que se recusam e passam a ser considerados inimigos.

Essa é só a primeira complicação do enredo, que também coloca um meteoro de kriptonita em rota de colisão com a Terra. Luthor acredita que pode detê-lo utilizando mísseis, mas os heróis tem outros planos para encerrar a ameaça. Fingindo precisar da ajuda de Superman, o vilão simula um plano, provocando um embate entre Metallo, que usa uma pedra de kriptonita, e Kal-el. Batman auxilia o amigo na fuga, mas Metallo acaba sendo morto por alguém não identificado. Com isso, Luthor passa a acusar o kriptoniano pelo assassinato, oferecendo US$ 1 bilhão para quem conseguir capturá-lo.

O roteiro de Stan Berkowitz trabalha muito bem as tramas paralelas, com os heróis tendo que lidar com a ameaça do meteoro, dos inimigos e dos outros mascarados fieis a Luthor. A corrida para provar a inocência do Superman também é explorada com eficiência, em uma clara demonstração de como Batman é um excelente estrategista. Contudo, a narrativa acaba perdendo um pouco da força em seus minutos finais, pois Berkowitz propõe alguns rumos que não se encaixam bem no contexto da história.

No comando do filme está Sam Liu, cineasta que dirige a animação com ótimas sequências de ação. Em uma delas, os heróis enfrentam um grupo de vilões que incluem Grodd, Bane, Mongul, Solomon Grundy e Giganta, depois são obrigados a combater os membros da Liga da Justiça. Nesse sentido, Liu consegue balancear com coerência os momentos de ação, de drama e de explicação da trama.

A Warner Bros. Animation sempre adapta os traços da obra original para as animações. Desse modo, o filme tem ótima qualidade gráfica e consegue ser mais um exemplar do padrão de qualidade do estúdio. As emoções dos personagens são recriadas com fidelidade e os efeitos causados pelo uso dos poderes são bem amparados pela técnica.

Outro ponto interessante na animação é a presença do mesmo elenco de dublagem dos seriados de Batman e Superman – incluindo Kevin Conroy (Batman), Tim Daly (Superman) e Clancy Brown (Lex Luthor). Acostumados a emprestar a voz aos heróis e ao vilão, os dubladores entregam interpretações condizentes com o perfil e os sentimentos dos personagens.

Superman e Batman: Inimigos Públicos é uma animação que não está livre de falhas, porém é válida pela iniciativa de ver esses icônicos heróis se ajudando em momentos de drama ou ação. Para completar, os fãs de HQs terão a oportunidade de identificar várias referências aos quadrinhos, como a primeira vilã que os dois enfrentaram juntos ou ainda a batalha do Superman contra Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário