quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Crítica – O Sensacional Homem-Aranha – Feroz!

 Henrique Jacob

A publicação O Sensacional Homem Aranha Feroz consegue reunir de forma coerente diversos vilões e personagens conhecidos das histórias do herói. A HQ é um volume único com uma história completa, reunindo as edições Sensational Spider-Man 23 a 27.

O enredo criado pelo roteirista Roberto Aguirre-Sacasa, conta uma estranha onda de violência que está afetando toda a população de Nova York, incluindo o Homem Aranha, Mary Jane e Tia May, mas principalmente deixando ferozes, os seres que possuem superpoderes ligados a animais, como é o caso do Lagarto.
 
Essa trama simples é eficaz e consegue prender a atenção do leitor por causa do mistério e dos combates entre famosos personagens das HQs, como a feroz luta entre Gata Negra e Lagarto, que mostra bem o lado selvagem dos afetados por esse surto de violência.      

Um dos pontos negativos da trama é que o leitor precisa conhecer ou ter acompanhado alguns dos acontecimentos da série principal do herói para entender detalhes da trama, como o fato de Peter e Mary Jane estarem casados e morando com a Tia May na mansão dos Vingadores. Isso não chega a ser um problema maior, porque a editora colocou uma explicação detalhada de alguns fatos para facilitar a vida daqueles que não acompanharam as outras publicações do Homem-Aranha.

Os diálogos da trama também são outro ponto forte da edição. O roteirista Sacasa conseguiu manter um bom nível nos textos, misturando de forma equilibrada humor com momentos de seriedade. O herói tem falas muito bem feitas, que conseguem entreter o leitor com o seu carisma e bom humor.

Os personagens que aparecem na publicação também fazem ótimas participações e todos são bem utilizados dentro da trama.  Entre eles estão Lagarto, o filho do doutor Curt Connors transformado em uma largarto menor, Rattus, Homem-Lobo, Puma, Gata Negra e doutor Vincent Stegront, Madame Teia (Cassandra Webb). Além disso, o cabeça de teia conta com a ajuda de Reed Richards e Sue Storm do Quarteto Fantástico. Essa participação foi bem interessante por apresentar uma maior interação do Universo Marvel.

Na HQ, o protagonista utiliza seu uniforme tradicional e uma armadura criada por Tony Stark, uma roupa vermelha e amarela com três garras robóticas. Essa armadura é uma das grandes novidades da edição e foi introduzida na história de forma coerente, com o objetivo de aumentar a proteção de Peter durante os combates com os vilões.

Os desenhos são feitos na maior parte por Angel Medina e possuem traços simples e bons, com expressões faciais bem reproduzidas, mas em alguns momentos a qualidade diminui. Apesar disso, não chega a incomodar ou atrapalhar a leitura. Em um determinado momento da trama, a arte é feita por Clayton Crain, que apresenta um estilo diferente, próximo de uma imagem fotográfica e com uma qualidade maior de detalhes, mas peca por um uso de tons escuros nas cores utilizadas.

A edição também possui uma qualidade excelente na sua encadernação, apesar de não ser capa dura, a publicação conta com um papel de ótima qualidade e um capricho acima da média no material utilizado.

Sem dúvida, O Sensacional Homem Aranha Feroz é uma ótima opção para os fãs do herói e também para quem deseja conhecer melhor o personagem após ter assistido ao novo filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário