quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Crítica - Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas Gaiden #1

Cristiano Almeida

Após o sucesso de CDZ – The Lost Canvas, Masami Kurumada resolveu expandir ainda mais o universo dos Cavaleiros do Zodíaco, realizando um spin-off que retrata as histórias dos doze Cavaleiros de Ouro da época da Guerra Santa. Com a parceria de Shiori Teshirogi nos desenhos, Kurumada traz aventuras inéditas e empolgantes sobre os valorosos guerreiros. O primeiro volume apresenta Albafica de Peixes.

Na trama, Albafica é designado para a missão de enfrentar uma estrela maligna na Ilha dos Curandeiros, local onde vive o garoto Pefko, a quem o cavaleiro protege. Durante a missão, Peixes conhece Ruko, homem misterioso que faz com que lembranças do falecido mestre do herói, Rugonis, venham à tona.

O roteiro é muito positivo por mostrar a personalidade forte do guardião da 12ª casa. Ao mesmo tempo em que vemos um guerreiro frio e solitário, vemos também um homem honrado, que busca cumprir sua missão a todo custo. A explicação para os momentos de solidão do personagem é muito bem encaixada na história e se relaciona com a origem dele.

Além de o enredo seguir o protagonista em sua missão, temos ainda a oportunidade de vê-lo jovem, durante o treinamento com Rugonis. Esse trecho contempla a formação do caráter de Albafica e o modo como ele será dali em diante.

Na arte, Shiori Teshirogi entrega um resultado excelente, com grande nível de detalhes na armadura de Peixes, na Sapuris de Dríade - a Estrela Celeste da Permanência - o principal inimigo do herói na trama, e nas batalhas. A retratação das emoções dos personagens também é outro ponto em que Teshirogi exerce todo o seu talento.

Como não poderia deixar de ser com o Cavaleiro de Ouro de Peixes, presenciamos o uso das rosas como armas. Logo no começo, temos uma demonstração do poder dele com as Rosas Diabólicas Reais. Aqui, a artista já inicia com equilíbrio perfeito entre luz, sombra e movimento. O melhor de tudo é que não há oscilação dos desenhos e o nível é mantido do início ao fim.

A edição é produzida em papel jornal, o que é pior em termos de conservação. No entanto, a capa é cartonada e colorida, com um belo desenho do protagonista. A contracapa também apresenta uma linda arte. Completa o volume, um extra com o esquema de desmontagem e colocação das Sapuris, e uma declaração de Teshirogi.

Para quem é fã de Cavaleiros do Zodíaco, Lost Canvas Gaiden é uma opção a mais, pois permite visitar o universo dos protetores de Athena em uma coletânea de apenas doze edições, com cerca de 200 páginas e custo de R$ 12,90. E para aqueles que querem comprar apenas os volumes de seus cavaleiros preferidos, não há problema, já que as histórias são individuais e não têm relação entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário