segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Crítica - Street Fighter X Tekken

Cristiano Almeida

Street Fighter e Tekken são dois grandes sucessos dos games de luta. Produzidos pela Capcom e Namco Bandai, respectivamente, os jogos sempre foram sinônimo de diversão e muita pancadaria. Sendo assim, com a aposta na mescla de universos, os dois títulos foram unificados em Street Fighter X Tekken. O resultado é muito bom.

Desenvolvido pela Capcom o game é indicado tanto para veteranos das lutas virtuais como para novatos, pois apresenta um tutorial básico para aqueles que ainda não conhecem esse gênero de jogo. A desenvolvedora adicionou um sistema de Quick Combo, no qual apertando dois botões já basta para uma combinação de golpes. Para os mais experientes, a Capcom inseriu um campo que ensina os combos mais poderosos e outro em que o jogador desafia o computador em condições adversas.

O jogo emprega características de ambos os jogos, mantendo os golpes e acrescentando o sistema de Tag de Tekken, onde duas duplas se enfrentam e o vencedor do round é aquele que nocautear o adversário primeiro. O legal desse sistema é a possibilidade de fazer uma combinação de golpes com um parceiro terminando o combo, bastando para isso iniciar a sequência e no final apertar soco ou chute forte duas vezes para que o aliado complete a surra.

Trocar personagens é um ponto importante no jogo, porque assim aquele lutador com menos vida pode se recuperar e voltar em melhores condições, permitindo mais tempo de combate, caso haja desvantagem durante a partida.

Outro elemento interessante no game é o sistema de gemas, que adiciona particularidades para os combates online. Tais elementos possibilitam poderes especiais, como aumento de velocidade nos combos e diminuição de danos. As gemas são adquiridas em condições especiais, que vão desde acertar um combo de 5 hits ou defender 10 vezes em um mesmo round.

Por fim, no quesito inovações, o jogo tem uma mecânica chamada de Pandora, onde um jogador pode sacrificar um de seus aliados para que o outro entre no ringue com mais força e velocidade. Porém, essa vantagem dura poucos segundos e quando ela acaba faz com que a batalha termine, ou seja, você deve aproveitar esse tempo para tentar reverter o resultado.

Graficamente o game é semelhante à Street Fighter IV, com luta em 2D, personagens tridimensionais e cenário lembrando desenho animado. Nesse sentido, porém, o jogo apresenta um ponto negativo, pois um ou outro cenário, como o baseado em Dino Crisis, de tão colorido acaba por comprometer a visualização em momentos com muitos combos ou especiais.

Street Fighter X Tekken tem modos online e offline, que incluem uma versão para até quatro jogadores, no qual cada um cuida de seu lutador e rendem um bom trabalho de equipe. O game demonstra a preocupação da Capcom em agradar os fãs de ambas as séries e, acima de tudo, de ser divertido para jogadores casuais ou hardcore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário