domingo, 12 de agosto de 2012

Lançamento de O Hobbit em 48 quadros por segundo será feito apenas em algumas cidades


Segundo a Variety, a versão de O Hobbit em 48 quadros por segundo será lançada apenas em cidades selecionadas, que precisarão adequar suas salas à nova técnica. Caso a recepção do público seja satisfatória, o lançamento poderá abranger outros cinemas.

A decisão da Warner Bros. é baseada nas reações da pessoas que assistiram a 10 minutos do filme na CinemaCon e estranharam o novo formato. Para quem não gostou, o “excesso de realismo” foi uma das principais reclamações em relação ao trecho do filme. Os borrões nos movimentos em um filme de 24 quadros por segundo (formato usual) desaparecem nessa versão com o dobro de frames.

O diretor do filme, Peter Jackson, defende o avanço na técnica e considera “muito mais imersivo e mais gentil aos olhos em 3D”. Veja abaixo o relato de Jackson, postado em sua página no facebook:

"Nós estamos assistindo aos testes e copiões de O Hobbit há vários meses e, não raro, passamos duas horas direto nisso, sem nenhuma fadiga ocular por causa do 3D. Está ficando ótimo e estamos nos tornando tão habituados a isso que as outras experiências cinematográficas começam a parecer meio primitivas".

"Claro que nada disso é especialmente novo. Doug Trumbull desenvolveu um processo de 60 quadros por segundo chamado ShowScan há 30 anos e que era ótimo. Infelizmente, ele nunca foi adotado. Nem consigo imaginar o quanto custava e as dificuldades de projeção na época".

"Agora que os cinemas do mundo estão migrando para a projeção digital e muitos filmes estão sendo gravados digitalmente, melhorar a taxa de quadros é muito mais fácil. Muitos dos projetores no mercado conseguem projetar  48 quadros por segundo, bastando apenas uma atualização de fireware. Nós testamos 48 fps e 60 fps. A diferença entre um e outro foi quase impossível de perceber, mas a melhoria de qualidade em relação aos 24 fps foi enorme. Acreditem, se quando o filme for lançado você tiver a opção de assisti-lo em um cinema capaz de projetar a 48 quadros, você deveria fazê-lo. É sensacional", concluiu o cineasta.

Além da direção, Peter Jackson também escreveu o roteiro, em parceria com Fran Walsh, Philippa Boyens e Guillermo del Toro (diretor originalmente escalado para a adaptação).

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada estreia em 14 de dezembro de 2012. A segunda parte, O Hobbit – Lá e de Volta Outra Vez, em 13 de dezembro de 2013. Haverá também uma terceira parte, que será lançada em 2014.

Veja mais em nossa galeria - O Hobbit

Nenhum comentário:

Postar um comentário