O ex-funcionário da Rare, Donnchadh Murphy, afirmou que a
Microsoft rejeitou diversos projetos da desenvolvedora com o objetivo de se
concentrar em um público mais jovem.
“A grande mudança da Rare veio quando a empresa estava à
venda. As pessoas não tinham certeza sobre o futuro da empresa. Quando eles
anunciaram que a Microsoft estava comprando, muitas pessoas não sabiam se era
uma coisa boa ou ruim. Por um lado, a Microsoft tinha recursos financeiros
assegurados e, por outro, ela ainda era novata no mercado de games [...] mas
logo ficou claro que eles estavam mais interessados em usar a Rare para atingir
um mercado mais jovem. Isso sufocou muito a criatividade, pois a Rare era
famosa pelo seu diversificado portfólio, e o fato de não estar envolvida em
jogos maduros foi um verdadeiro golpe”, disse Murphy.
O ex-funcionário também comentou que muitos projetos da
Rare foram cancelados. “Inúmeros projetos foram apresentados que, para mim,
teriam sido grandes sucessos, mas a Microsoft rejeitou. Lembro-me de protótipos
que Chris Seavor [designer de Conker’s Bad Fur Day] tinha projetado e já estava
trabalhando, que parecia incrível, mas infelizmente eles arquivaram” revelou
Murphy.
Outra revelação dele foi que a produtora Rare desejava
desenvolver uma sequência de Killer Instinct, que não foi aprovada pela
Microsoft. “Todos nós queríamos fazer Killer Instinct 3, mas a Microsoft estava
interessada em ampliar o seu público demográfico do que fazer outro jogo de
luta”, completou o ex-funcionário.
Conforme noticiamos, surgiram rumores de que a Nintendo
estaria negociando a compra da Rare para adquirir os direitos de Banjo-Kazzoie.
A empresa inglesa Rare foi criada pelos irmãos Tim e Chris Stamper em 1983 e
foi parceria da Nintendo durante anos, produzindo alguns clássicos da empresa
como Donkey Kong Country 1, 2 e 3, Donkey Kong 64, Diddy Kong Racing, Conker’s
Bad Fury Day e Banjo-Kazzoie.
Após a Rare ser
adquirida pela Microsoft, a empresa desenvolveu Banjo-Kazooie Nuts and Bolts e
Viva Piñata para o Xbox 360. Atualmente, a Rare desenvolveu somente jogos
casuais para o Kinect, sensor de movimentos da Microsoft.
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