domingo, 26 de agosto de 2012

Ex-funcionário da Rare critica as ações da Microsoft


O ex-funcionário da Rare, Donnchadh Murphy, afirmou que a Microsoft rejeitou diversos projetos da desenvolvedora com o objetivo de se concentrar em um público mais jovem.
“A grande mudança da Rare veio quando a empresa estava à venda. As pessoas não tinham certeza sobre o futuro da empresa. Quando eles anunciaram que a Microsoft estava comprando, muitas pessoas não sabiam se era uma coisa boa ou ruim. Por um lado, a Microsoft tinha recursos financeiros assegurados e, por outro, ela ainda era novata no mercado de games [...] mas logo ficou claro que eles estavam mais interessados em usar a Rare para atingir um mercado mais jovem. Isso sufocou muito a criatividade, pois a Rare era famosa pelo seu diversificado portfólio, e o fato de não estar envolvida em jogos maduros foi um verdadeiro golpe”, disse Murphy.
O ex-funcionário também comentou que muitos projetos da Rare foram cancelados. “Inúmeros projetos foram apresentados que, para mim, teriam sido grandes sucessos, mas a Microsoft rejeitou. Lembro-me de protótipos que Chris Seavor [designer de Conker’s Bad Fur Day] tinha projetado e já estava trabalhando, que parecia incrível, mas infelizmente eles arquivaram” revelou Murphy.
Outra revelação dele foi que a produtora Rare desejava desenvolver uma sequência de Killer Instinct, que não foi aprovada pela Microsoft. “Todos nós queríamos fazer Killer Instinct 3, mas a Microsoft estava interessada em ampliar o seu público demográfico do que fazer outro jogo de luta”, completou o ex-funcionário.
Conforme noticiamos, surgiram rumores de que a Nintendo estaria negociando a compra da Rare para adquirir os direitos de Banjo-Kazzoie. A empresa inglesa Rare foi criada pelos irmãos Tim e Chris Stamper em 1983 e foi parceria da Nintendo durante anos, produzindo alguns clássicos da empresa como Donkey Kong Country 1, 2 e 3, Donkey Kong 64, Diddy Kong Racing, Conker’s Bad Fury Day e Banjo-Kazzoie.
Após a Rare ser adquirida pela Microsoft, a empresa desenvolveu Banjo-Kazooie Nuts and Bolts e Viva Piñata para o Xbox 360. Atualmente, a Rare desenvolveu somente jogos casuais para o Kinect, sensor de movimentos da Microsoft.

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