domingo, 11 de novembro de 2012

Crítica – Besouro Azul


Henrique Jacob
Criado em 1939, o personagem Besouro Azul sofreu algumas mudanças durante os anos e ganhou uma nova origem em Os Novos 52. Lançado no Brasil pela Panini Comics, a HQ traz as seis primeiras edições da série em um único encadernado simples, semelhante ao do Super Choque.
Apesar da série já ter sido cancelada e só ir até a edição 16 nos Estados Unidos, a publicação com os primeiros números apresentou uma história coerente e com ótimos desenhos. Na trama, o adolescente Jaime Reyes, descendente de uma família latina, acaba adquirindo poderes após um escaravelho alienígena entrar nas suas costas no momento em que fugia dos capangas super poderosos da criminosa La Dama de La Mafia, que desejava encontrar o Besouro Azul. A partir disso, o jovem tenta assumir o controle dos poderes para impedir que o alien use suas armas para destruir o nosso planeta.
O roteiro criado por Tony Bernard consegue prender a atenção principalmente após o protagonista se tornar o Besouro Azul. A relação entre o alien e seu hospedeiro Jaime, é muito interessante porque coloca o personagem em diferentes situações com momentos de desespero e ações inesperadas por parte do escaravelho. Essa tensão gera ótimos diálogos com momentos de humor e algumas brigas, que agradam pela qualidade. A construção do personagem é bem feita, mostrando as emoções, o caráter e a relação com sua família.
Bernand apresenta aos poucos cada uma das habilidades e dos poderes do protagonista. Isso contribui para melhorar a dinâmica da trama e foi bem explorado em cada situação, agradando por dar um ar de novidade em alguns momentos.
Entretanto, a história demora um pouco para se desenrolar. Isso poderia ter sido melhor desenvolvido para evitar que o público se canse, mas é justificado pelo fato do protagonista estar começando a entender e controlar os seus poderes. Os combates são ótimos e bem diversificados com alguns seres poderosos e três vilões principais, que são La Dama de La Mafia, o Gorila Prateado e um inimigo que aparece somente nos momentos finais da edição.
O autor também traz uma trama paralela mostrando outros Besouros tentando encontrar e identificar o Khaji-Da, nome verdadeiro do escaravelho que caiu no Planeta Terra e que está com o protagonista. Isso começa a ser explorado na história, mas é deixado de lado com a justificativa de que todas as naves deveriam se dirigir para atacar o planeta Odym, base da tropa dos Lanternas Azuis. Como esse enredo paralelo só revelou alguns detalhes sobre os escaravelhos, cria-se a sensação de que ele foi criado somente para explicar algumas motivações e não se relacionar com a trama principal. Provavelmente, nas edições seguintes o grupo pode retornar e se tornar um elemento ativo, mas até o fim do especial, o autor não explorou o potencial dessa relação do escaravelho Khaji-Da e sua raça.
Os desenhos do artista brasileiro Ig Guara são ótimos com diversos detalhes nas feições dos personagens, na roupa do Besouro e nos cenários.  As ilustrações possuem um bom nível de qualidade, principalmente durante os combates que foram muito bem produzidos com destaque para os efeitos visuais nos golpes. A aparência do protagonista e dos demais também impressiona. Isso se torna evidente quando a edição mostra um personagem de perto, como acontece com o Gorila Prateado, que possui vários detalhes no corpo e na arma que está carregando.

As cores utilizadas por Pete Pantazis também contribuem para um bom resultado, utilizando tons claros na maior parte do tempo e realçando os poderes que cada personagem usa durante as lutas. A publicação também conta com uma entrevista com o Tony Bernard e Ig Guara. Esse complemento foi uma ótima iniciativa, pois o leitor poderá entender alguns dos planos e ideias da dupla para as próximas histórias. A HQ também conta com a tradicional galeria de capas, que mostra as artes de cada número.
Se você deseja conhecer um novo personagem ou procura uma boa história com bastante ação, a edição do Besouro Azul de Os Novos 52 é uma boa oportunidade para entender e descobrir mais sobre o universo desse promissor herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário